As análises de controlo da qualidade da água distribuída para consumo humano são realizadas apenas por laboratórios acreditados e considerados aptos pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, para este efeito.
Após um período prolongado de ausência, e antes de beber água, aconselhamos a abrir as torneiras durante alguns minutos para renovar a água que se encontra nas canalizações.
No caso de detetar algum problema na água contacte a Águas de Cascais.
Consoante as características das origens de água, são definidos os respetivos sistemas de tratamento que garantam que a água distribuída cumpre com os todos os requisitos legais da qualidade da água para consumo humano.
No entanto, toda a água destinada ao consumo humano deve ser sujeita a um processo de desinfecção.
Os sistemas de tratamento implementados são monitorizados através de um sistema de Telegestão de análises realizadas ao longo de todo o processo.
Sim. Há 2 situações em que técnicos da Águas de Cascais podem fazer colheitas de água em casa dos clientes:
1. No âmbito do cumprimento do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA): técnicos de colheitas da Águas de Cascais têm de colher água diretamente na torneira do consumidor ao longo de Concelho de Cascais. Estas colheitas não têm agendamento prévio. O contacto com o cliente é feito no local e no momento em que se pretende efectuar a colheita.
Além da água colhida no local, que será posteriormente analisada em laboratório, é feita apenas a determinação de desinfetante residual (cloro).
2. Após comunicação por parte do cliente, e em caso de dúvidas sobre a qualidade da água que lhe é fornecida, caso se aplique, será feito o agendamento de uma deslocação de um técnico de colheitas para recolha de água directamente no local de modo a avaliar a situação e efectuar o devido esclarecimento.
Importante:
A Águas de Cascais não contrata empresas externas para se deslocarem a casa dos seus Clientes e efetuar recolhas de água para análise. Todos os nossos Colaboradores encontram-se devidamente fardados e identificados. O Cliente deve e tem o direito de exigir a identificação do Colaborador da Águas de Cascais.
A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores ou reservatórios do prédio, caso existam, podem alterar as características da água, como por exemplo o sabor, o cheiro e a cor.
É por isso essencial assegurar a manutenção e limpeza dos equipamentos que estão em contacto com a água. A utilização de reservatórios requer manutenção e higienização adequadas pois a sua ausência pode originar contaminação microbiológica.
A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor.
A qualidade da água distribuída na rede pública de Cascais, atestada pelo Programa de Controlo da Qualidade da Água, dispensa a utilização de equipamentos de filtração/ purificadores de água.
A água que bebemos não deve ser isenta dos sais minerais e outros compostos existentes naturalmente na sua composição, nas quantidades adequadas ao consumo humano. A utilização de filtros pode, inclusive, ter o efeito inverso já que estes equipamentos podem ainda criar condições para o desenvolvimento de bactérias.
A qualidade da água distribuída pela Águas de Cascais, tem vindo a ser sucessivamente reconhecida pela Entidade Reguladora, através da atribuição do Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano.
Os resultados das análises são divulgados mensal e trimestralmente neste site e nas lojas da Águas de Cascais.
As colheitas de amostras para o controlo da qualidade da água distribuída são feitas na torneira dos consumidores, ou seja, em escolas, infantários, domicílios, hospitais, cafés ou outros locais públicos.
Anualmente, estes locais são escolhidos aleatoriamente por zona de abastecimento, considerando uma distribuição equitativa temporal e geográfica, permitindo obter uma imagem representativa da qualidade da água ao longo do Concelho de Cascais.
Paralelamente, é também realizado um programa de controlo operacional, que monitoriza a qualidade da água antes da sua distribuição.
No âmbito deste controlo são feitas análises nas origens, nas várias fases de tratamento e nos reservatórios.
No Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) existem 3 grupos de parâmetros:
Grupo 1 e 2: O Controlo Rotina 1 e Controlo Rotina 2, asseguram a informação regular sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água, bem como a eficácia dos tratamentos aplicados. Pelas suas especificidades, o número de colheitas é feito com maior frequência.
Grupo 3: O Controlo de Inspeção, de menor frequência, mas incluindo um maior grupo de parâmetros, permite verificar o cumprimento dos valores paramétricos, assegurando um controlo mais abrangente da qualidade da água.
Para cada grupo de controlo, a legislação define quantas amostras por ano têm obrigatoriamente de ser colhidas, considerando sempre o volume de água distribuída e o número de habitantes.
As colheitas têm de respeitar uma distribuição equitativa temporal e geográfica, permitindo obter uma imagem representativa da qualidade da água ao longo do Concelho de Cascais. Estas devem ser feitas nas torneiras do consumidor utilizadas para consumo humano, em casas particulares ou locais públicos.
O PCQA é elaborado e submetido anualmente à aprovação da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O controlo da qualidade da água no concelho de Cascais é assegurado por:
1. Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA):
O PCQA monitoriza a qualidade da água diretamente na torneira do consumidor em pontos distribuídos ao longo do Concelho de Cascais, de modo a obter-se uma imagem representativa da qualidade da água distribuída. Este plano é elaborado de acordo com a legislação que estabelece os requisitos da qualidade da água para consumo humano.
2. Plano de Controlo Operacional (PCO):
O PCO monitoriza a qualidade da água nas suas origens: captações de água (furos, albufeira, nascentes) e reservatórios.