O prazo de pagamento (data de vencimento) da fatura vem especificado em todas as faturas. Consulte o ponto 2 da página “Perceber a fatura Águas de Cascais”
Nota: O pagamento das faturas dentro do prazo evita o acréscimo de custos.
Se não pagar a sua fatura dentro do prazo, ao valor desta acrescem o valor dos juros por atraso de pagamento e encargos relativos ao envio do aviso de corte (custos administrativos e portes de correio).
Se não pagar a fatura e aviso de corte, o abastecimento será interrompido. O pagamento dos valores em dívida, acrescidos do custo da Tarifa de Abertura de Água, só poderá ser efetuado numa das Lojas da Águas de Cascais.
1. Aguardar pelo aviso de corte com a informação de um novo prazo e respetivos elementos para pagamento. Neste caso, ao valor da fatura vai acrescer o valor dos juros por atraso de pagamento e encargos relativos ao envio do aviso de corte (custos administrativos e portes de correio).
2. Efetuar o pagamento numa das Lojas da Águas de Cascais. Neste caso, ao valor da fatura vai acrescer o valor dos juros por atraso de pagamento.
Importante: Se o pagamento nas lojas for efetuado após a emissão do aviso de corte, o valor deste, ser-lhe-á igualmente debitado.
O pagamento da(s) fatura(s) em prestações (não inclui faturação de serviços), dependerá sempre de uma avaliação prévia da Águas de Cascais.
O titular do contrato ou um seu representante legal, poderá apresentar o pedido através dos seguintes canais:
1. Lojas Águas de Cascais;
2. Exposição escrita, utilizando o e-mail clientes@aguasdecascais.pt;
3. Exposição escrita enviada por correio.
Para uma análise inicial, deverá fazer-se acompanhar dos seguintes elementos:
– Documento de identificação (titular/gerente/administrador)
– Cartão de Contribuinte
– Ata relativa à nomeação da administração de condomínio;
– Certidão Permanente ou Código de acesso.
Importante: Em caso de ser aprovado um plano de pagamento em prestações, o valor da primeira parcela deverá ser pago no momento da celebração do acordo.
Para alterar a conta através da qual as suas faturas estão a ser pagas, pode utilizar os seguintes canais:
1. Através da sua Entidade Bancária;
2. Preencher o formulário Alterar Faturação e Pagamentos;
3. Linha de Apoio ao Cliente;
4. Lojas Águas de Cascais.
Se pretende aderir ao Débito Direto (SEPA), preencha o formulário Alterar Faturação e Pagamentos. Poderá também aderir na Linha de Apoio ao Cliente ou numa das lojas Águas de Cascais.
Se pretende pagar as faturas na rede de agentes Payshop, Lojas e Postos CTT, Multibanco ou Lojas, pode fazer esta alteração numa das nossas lojas ou através do e-mail.
Estão disponíveis as seguintes formas de pagamento:
Débito Direto (SEPA –Single Euro Payments Area/ Área Única de Pagamentos em Euros ): Esta é a forma mais cómoda de pagar as suas faturas. Evita deslocações desnecessárias ou eventuais suspensões no fornecimento causadas pelo esquecimento do prazo de pagamento.
Agentes Payshop: Os agentes Payshop estão distribuídos por todo o país, para que possa pagar as suas faturas numa loja perto de si, sem ter de se deslocar às lojas de Cascais ou Carcavelos.
ATM/Multibanco
Lojas e Postos CTT
Lojas da Águas de Cascais
Ao receber a Fatura Bimestral, está a evitar que a faturação seja feita com base em consumo estimados. Assim sendo, os consumos discriminados na sua fatura bimestral, passam a refletir, na sua maioria, os seus consumos reais, evitando também acertos de valores posteriores. Para aderir à Fatura Bimestral, preencha o formulário Alterar Faturação e Pagamentos.
Consulte o tutorial ” A fatura Águas de Cascais”, para compreender com maior detalhe, todos os campos e conceitos apresentados no documento.
A Conta Cliente é um dos campos da fatura e é composto pela seguinte informação:
Valor a Débito: Valores que se encontram pendentes para pagamento relativos a faturas anteriores.
Valores a Crédito: Valores que se encontram pendentes para crédito relativos a documentos anteriores.
Fatura atual: Valor a pagar da fatura atual.
Saldo atual: Valor final a pagar/receber depois de calculados/considerados os valores a débito, a crédito e valor da fatura atual.
Para identificar este campo no seu documento, consulte também o ponto 7 do tutorial “A fatura Águas de Cascais”.
Quando a leitura do contador não é efetuada por um colaborador da Águas de Cascais ou comunicada pelo Cliente até à data indicada na fatura, esta é emitida com consumo estimado, tendo como base de cálculo as duas últimas leituras reais efetuadas pela Empresa e consideradas para efeitos de faturação.
Se a fatura apresenta uma leitura real + estimativa, isto é resultado do tempo decorrido entre a leitura efetuada pelo colaborador ou comunicada pelo Cliente e o final do período de faturação.
Na fatura da Águas de Cascais estão incluídas as seguintes componentes:
Contas da Águas de Cascais:
Serviços de água e saneamento.
Nota: As receitas provenientes destas rubricas, são os proveitos que a Águas de Cascais aufere, pela contraprestação destes serviços.
Contas de Terceiros:
a) Taxa de Controlo da Qualidade da Água: Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR);
b) Taxa de Recursos Hídricos Abastecimento de Água e Taxa de Recursos Hídricos Águas Residuais Domésticas: Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
c) Resíduos Sólidos Urbanos: Câmara Municipal de Cascais (CMC).
Nota: As receitas provenientes destas rúbricas, apesar de faturadas através da Águas de Cascais, referem-se a proveitos que são posteriormente entregues, na íntegra, às entidades referidas pois correspondem à contraprestação de serviços destas mesmas entidades.
IVA (Imposto sobre o valor acrescentado):
Ministério das Finanças – Direção Geral dos Impostos. Nota: As receitas provenientes desta rúbrica, apesar de faturadas através da Águas de Cascais, referem-se a proveitos que são posteriormente entregues, na íntegra, à entidade referida.
Os custos de Água, para clientes domésticos, são expressos por diferentes elementos da estrutura tarifária e suportam diferentes componentes económicas, de forma a repercutirem equitativamente os custos por todos os consumidores:
Tarifa de Disponibilidade: É a componente fixa da tarifa e reflete os custos que a Empresa tem com a gestão, manutenção e ampliação da rede de distribuição de água. É expressa em euros por cada 30 dias.
Como é calculada: Valor calibre contador instalado * 12 meses / 365 dias, multiplicado pelo nº dias do período de faturação.
Água: É a componente variável/volumétrica da tarifa, traduz o volume de água consumida (m³) no período de faturação e é expressa de forma progressiva de acordo com os seguintes escalões de consumo (m³ por cada 30 dias):
a) 1.º escalão: até 5;
b) 2.º escalão: 6 e até 15;
c) 3.º escalão: 16 e até 25;
d) 4.º escalão: > a 25.
Importante: Esta componente cobre os custos associados à produção, tratamento, transporte e distribuição de água até ao consumidor final.
Os custos de Saneamento para clientes domésticos, são expressos por diferentes elementos da estrutura tarifária e suportam diferentes componentes económicas de forma a repercutirem equitativamente os custos por todos os consumidores/clientes:
Saneamento Variável: É a componente variável da tarifa, apresenta-se em percentagem e é calculada em função do volume de água fornecida durante o período de faturação.
Como é calculado: % * Valor da água faturada (€).
Importante: Esta componente reflete os custos que a Empresa tem com o tratamento de águas residuais.
Saneamento Fixo: É a componente fixa da tarifa e é apurada em função do período de faturação e é expressa em euros por cada trinta dias.
Como é calculado: Valor calibre contador instalado * 12 meses / 365 dias, multiplicado pelo nº dias do período de faturação.
Importante: Esta componente reflete os custos que a Empresa tem com a manutenção, conservação e ampliação da rede de águas residuais.
Apesar de figurarem e serem faturadas através da Águas de Cascais, as receitas provenientes das seguintes taxas, referem-se a proveitos que são posteriormente entregues, na íntegra, às entidades referidas:
Taxa de Controlo da Qualidade da Água: Receita da Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR). Taxa relativa à regulação da qualidade da água para consumo humano, pela ERSAR.
TRH Água (Taxa de Recursos Hídricos Abastecimento de Água) e TRH Saneamento (Taxa de Recursos Hídricos Águas Residuais Domésticas): Receita da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A taxa de recursos hídricos é um instrumento económico e financeiro que prevê compensar o benefício que resulta da utilização privativa do domínio público hídrico, o custo ambiental inerente às atividades suscetíveis de causar um impacte significativo nos recursos hídricos, os custos administrativos inerentes ao planeamento, gestão, fiscalização e garantia da quantidade e qualidade das águas, bem como contribuir para a sustentabilidade dos serviços urbanos de águas, com vista a promover o acesso universal à água e ao saneamento, a um custo socialmente aceitável.
IVA (Imposto sobre o valor acrecentado): Receita do Ministério das Finanças – Direção Geral dos Impostos.
Para além das taxas descritas:
Gestão de Resíduos Urbanos (Variável e de Disponibilidade): Receita da Câmara Municipal de Cascais (CMC). Para saber mais, clique aqui: Gestão de Resíduos Urbanos
Alterar forma de pagamento:
1. Se pretende aderir ao Débito Direto (SEPA), preencha o formulário Alterar Formas de Pagamento.
2. Se pretende pagar as faturas por Payshop, Multibanco e Lojas, pode fazê-lo por e-mail ou através de uma das nossas Lojas.
Alterar periodicidade da fatura:
Pode alterar a periodicidade da sua fatura através do e-mail, Linha de Apoio ao Cliente ou numa das nossas Lojas.
A melhor forma de receber a sua fatura é através da fatura eletrónica. A adesão à fatura eletrónica permite-lhe consultar a qualquer hora e em qualquer lugar o seu histórico de faturas e organizar todos estes documentos na sua conta de e-mail, sem quaisquer preocupações com perdas de documentos, atrasos ou extravios da correspondência.
A melhor forma de aceder diretamente a segundas vias das suas faturas é aderir à Fatura Eletrónica.
Se já é Cliente com Fatura Eletrónica, ao aceder à Área do Cliente, poderá consultar todas as suas faturas em qualquer momento.
Poderá também solicitar uma segunda via através da Linha de Apoio ao Cliente, por e-mail ou numa das nossas Lojas.
Pode aderir à Fatura Eletrónica através dos seguintes canais:
1. Preenchimento deste formulário de Adesão à Fatura Eletrónica;
2. Linha de Apoio ao Cliente;
3. Lojas Águas de Cascais.
Pode optar pelas seguintes modalidades:
Faturas mensais (emitidas todos os meses) ou bimestrais (emitidas de dois em dois meses).
Para estabelecer/alterar a periodicidade da sua fatura, preencha o formulário Alteração Pagamentos.
Se não recebeu a sua fatura:
1. Verifique se a sua caixa de correio está bem identificada e acessível.
2. Certifique que a sua morada está atualizada (veja na Área do Cliente deste site ou em faturas anteriores).
3. Verifique se o lote da sua morada foi alterado para número, no link GEO Cascais.
4.Verifique na Área do Cliente ou em myAQUA, se a fatura já foi emitida.