Consulte o tutorial ” A fatura Águas de Cascais”, para compreender com maior detalhe, todos os campos e conceitos apresentados no documento.
A Conta Cliente é um dos campos da fatura e é composto pela seguinte informação:
Valor a Débito: Valores que se encontram pendentes para pagamento relativos a faturas anteriores.
Valores a Crédito: Valores que se encontram pendentes para crédito relativos a documentos anteriores.
Fatura atual: Valor a pagar da fatura atual.
Saldo atual: Valor final a pagar/receber depois de calculados/considerados os valores a débito, a crédito e valor da fatura atual.
Para identificar este campo no seu documento, consulte também o ponto 7 do tutorial “A fatura Águas de Cascais”.
Quando a leitura do contador não é efetuada por um colaborador da Águas de Cascais ou comunicada pelo Cliente até à data indicada na fatura, esta é emitida com consumo estimado, tendo como base de cálculo as duas últimas leituras reais efetuadas pela Empresa e consideradas para efeitos de faturação.
Se a fatura apresenta uma leitura real + estimativa, isto é resultado do tempo decorrido entre a leitura efetuada pelo colaborador ou comunicada pelo Cliente e o final do período de faturação.
Na fatura da Águas de Cascais estão incluídas as seguintes componentes:
Contas da Águas de Cascais:
Serviços de água e saneamento.
Nota: As receitas provenientes destas rubricas, são os proveitos que a Águas de Cascais aufere, pela contraprestação destes serviços.
Contas de Terceiros:
a) Taxa de Controlo da Qualidade da Água: Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR);
b) Taxa de Recursos Hídricos Abastecimento de Água e Taxa de Recursos Hídricos Águas Residuais Domésticas: Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
c) Resíduos Sólidos Urbanos: Câmara Municipal de Cascais (CMC).
Nota: As receitas provenientes destas rúbricas, apesar de faturadas através da Águas de Cascais, referem-se a proveitos que são posteriormente entregues, na íntegra, às entidades referidas pois correspondem à contraprestação de serviços destas mesmas entidades.
IVA (Imposto sobre o valor acrescentado):
Ministério das Finanças – Direção Geral dos Impostos. Nota: As receitas provenientes desta rúbrica, apesar de faturadas através da Águas de Cascais, referem-se a proveitos que são posteriormente entregues, na íntegra, à entidade referida.
Os custos de Água, para clientes domésticos, são expressos por diferentes elementos da estrutura tarifária e suportam diferentes componentes económicas, de forma a repercutirem equitativamente os custos por todos os consumidores:
Tarifa de Disponibilidade: É a componente fixa da tarifa e reflete os custos que a Empresa tem com a gestão, manutenção e ampliação da rede de distribuição de água. É expressa em euros por cada 30 dias.
Como é calculada: Valor calibre contador instalado * 12 meses / 365 dias, multiplicado pelo nº dias do período de faturação.
Água: É a componente variável/volumétrica da tarifa, traduz o volume de água consumida (m³) no período de faturação e é expressa de forma progressiva de acordo com os seguintes escalões de consumo (m³ por cada 30 dias):
a) 1.º escalão: até 5;
b) 2.º escalão: 6 e até 15;
c) 3.º escalão: 16 e até 25;
d) 4.º escalão: > a 25.
Importante: Esta componente cobre os custos associados à produção, tratamento, transporte e distribuição de água até ao consumidor final.
Os custos de Saneamento para clientes domésticos, são expressos por diferentes elementos da estrutura tarifária e suportam diferentes componentes económicas de forma a repercutirem equitativamente os custos por todos os consumidores/clientes:
Saneamento Variável: É a componente variável da tarifa, apresenta-se em percentagem e é calculada em função do volume de água fornecida durante o período de faturação.
Como é calculado: % * Valor da água faturada (€).
Importante: Esta componente reflete os custos que a Empresa tem com o tratamento de águas residuais.
Saneamento Fixo: É a componente fixa da tarifa e é apurada em função do período de faturação e é expressa em euros por cada trinta dias.
Como é calculado: Valor calibre contador instalado * 12 meses / 365 dias, multiplicado pelo nº dias do período de faturação.
Importante: Esta componente reflete os custos que a Empresa tem com a manutenção, conservação e ampliação da rede de águas residuais.
Apesar de figurarem e serem faturadas através da Águas de Cascais, as receitas provenientes das seguintes taxas, referem-se a proveitos que são posteriormente entregues, na íntegra, às entidades referidas:
Taxa de Controlo da Qualidade da Água: Receita da Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR). Taxa relativa à regulação da qualidade da água para consumo humano, pela ERSAR.
TRH Água (Taxa de Recursos Hídricos Abastecimento de Água) e TRH Saneamento (Taxa de Recursos Hídricos Águas Residuais Domésticas): Receita da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A taxa de recursos hídricos é um instrumento económico e financeiro que prevê compensar o benefício que resulta da utilização privativa do domínio público hídrico, o custo ambiental inerente às atividades suscetíveis de causar um impacte significativo nos recursos hídricos, os custos administrativos inerentes ao planeamento, gestão, fiscalização e garantia da quantidade e qualidade das águas, bem como contribuir para a sustentabilidade dos serviços urbanos de águas, com vista a promover o acesso universal à água e ao saneamento, a um custo socialmente aceitável.
IVA (Imposto sobre o valor acrecentado): Receita do Ministério das Finanças – Direção Geral dos Impostos.
Para além das taxas descritas:
Gestão de Resíduos Urbanos (Variável e de Disponibilidade): Receita da Câmara Municipal de Cascais (CMC). Para saber mais, clique aqui: Gestão de Resíduos Urbanos
Alterar forma de pagamento:
1. Se pretende aderir ao Débito Direto (SEPA), preencha o formulário Alterar Formas de Pagamento.
2. Se pretende pagar as faturas por Payshop, Multibanco e Lojas, pode fazê-lo por e-mail ou através de uma das nossas Lojas.
Alterar periodicidade da fatura:
Pode alterar a periodicidade da sua fatura através do e-mail, Linha de Apoio ao Cliente ou numa das nossas Lojas.