Dicas gerais para o uso eficiente da água

Manutenção Regular: Verifique regularmente se há fugas na canalização, mangueiras e/ou sistemas de rega.

Educar a Família: Incentive todos os membros da sua família a serem conscientes do uso da água.

Monitorizar os consumo: Use medidores de água ou monitores inteligentes para acompanhar o uso e identificar áreas para melhorias.

Uso eficiente da água na lavandaria

Cargas Completas: Lave apenas cargas completas de roupa para maximizar a eficiência do uso da água.

Máquinas Eficientes: Use máquinas de lavar de alta eficiência que consomem menos água por ciclo.

Lavar com água a baixas temperaturas: Use água fria para lavar roupas sempre que possível para poupar energia.

Uso eficiente da água nas áreas exteriores

Regar Cedo ou Tarde: Regue o jardim no início da manhã ou no final da tarde para reduzir a evaporação e apenas quando a água da chuva for insuficiente.

Plantas Tolerantes à Seca: Plante plantas nativas ou resistentes à seca.
Captação da água da Chuva: Recolha a água da chuva para a rega.

Rega Inteligente: Use um sistema de irrigação inteligente ou mangueiras de imersão para direcionar a rega de forma eficiente.

Uso eficiente da água na casa-de-banho

Sanitas: Use uma sanita com descarga dupla para reduzir a quantidade de água por descarga.

Banhos Curtos: Limite o tempo de banho a 5 minutos e opte por duche em vez de banho de imersão.

Feche a Torneira: Feche a água enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Uso eficiente da água na cozinha

1. Reparar roturas/fugas: Repare qualquer torneira que esteja a pingar ou canos a verter.

2. Lavar Louça de forma eficiente: Use a máquina de lavar loiça apenas quando estiver com a carga cheia e utilize configurações económicas.

3. Instalar uma torneira com redutor de caudal: Use arejadores nas torneiras da cozinha para reduzir o uso de água.

4. Reutilizar água: Use a água que sobrou da lavagem de vegetais para regar plantas.

5. Descongelar no frigorífico: Descongele alimentos no frigorífico em vez de usar água corrente.

Como posso apresentar uma reclamação?

Existem diversos canais através dos quais pode apresentar uma reclamação:
1. Através do preenchimento do formulário Elogios, Sugestões e Reclamações deste site.
2. Através do preenchimento do Livro de Reclamações online.
3. Através do preenchimento do Livro de Reclamações em papel disponibilizado nas Lojas.
4. Através do preenchimento, em papel, do modelo para Sugestões, Elogios, Reclamações ou Pedidos de Informações, disponível nas Lojas.

A água não tem pressão.

Existem vários motivos possíveis para não ter água com pressão adequada. Antes de contactar a Águas de Cascais, sugerimos que faça o seguinte despiste:

1. Verifique se existe uma rotura na rede de abastecimento de água na minha localidade. Consulte o Mapa de Interrupções e Obras deste site;

2. Verifique se existe uma intervenção programada na rede de abastecimento de água, na minha localidade. Consulte o Mapa de Ocorrências deste site;

3. Esqueci-me de pagar a fatura. Consulte as perguntas “Esqueci-me de pagar a fatura.

4. Ainda não entreguei os documentos relativos ao meu Contrato.

5. Verifique se a torneira de segurança está aberta.

Importante: Se não tem pressão na água e não se enquadra em nenhuma das situações anteriormente descritas, contacte a Linha das Falhas de Abastecimento.

Ramal Provisório de Abastecimento de Água (obra)

Antes de solicitar o ramal provisório de abastecimento de água, consulte o Manual de Processos Prediais.

Para solicitar um ramal provisório de abastecimento de água, terá de se dirigir a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos), fazendo-se acompanhar dos seguintes elementos:

– Mod.02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou requerente);

– Planta de Localização escala 1:1000;

– Cópia da Licença de Construção ou Comunicação Prévia e liquidação de taxas, apresentando o original para confirmação. Caso se trate de uma prorrogação da licença, será sempre necessária a cópia da licença original;

– Documentos de identificação do proprietário ou do requerente.

Importante: O pagamento do pedido é feito no ato da entrega dos documentos. Consulte o tarifário.

Ramal Definitivo de Águas Pluviais

Para solicitar o ramal definitivo (construções legais), deverá dirigir-se a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos) e fazer-se acompanhar dos seguintes elementos:

– Mod02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou requerente);

– Mod.02033 – Pedido de Vistoria – Condições de Ligação das redes públicas às redes prediais, devidamente assinado pelo técnico responsável.

– Cópia da Licença de Construção ou Comunicação Prévia

– Documentos de identificação do proprietário ou do requerente.

Importante: No ato da entrega destes elementos serão marcadas as vistorias e efectuado o respetivo pagamento.

Caso não se trate de uma construção legal, por favor, consulte o Manual de Processos Prediais.

Ramal Provisório de Águas Pluviais (obra)

Antes de solicitar o ramal provisório de águas Pluviais, consulte o Manual de Processos Prediais.

Para solicitar um Ramal Provisório de Águas Pluviais (obra), deverá dirigir-se a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos), fazendo-se acompanhar dos seguintes elementos:

Mod.02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou requerente);

– Mod.02033 – Pedido de Vistoria – Condições de Ligação das redes públicas às redes prediais, devidamente assinado pelo técnico responsável;

– Cópia da Licença de Construção ou Comunicação Prévia;

– Documentos de identificação do proprietário ou do requerente.

Importante: O pagamento para abertura do processo é feito no ato da entrega dos documentos.

Ramal Definitivo de Abastecimento de Água

Para solicitar um ramal definitivo de abastecimento de água (construções legais), deverá dirigir-se a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos) e fazer-se acompanhar dos seguintes elementos:

– Mod.02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou requerente);

– Mod.02033 – Pedido de Vistoria – Condições de ligação das redes públicas às redes prediais, devidamente assinado pelo técnico responsável;

– Cópia da Licença de Construção ou Comunicação Prévia;

– Documentos de identificação do proprietário ou do requerente.

Importante: No ato da entrega destes elementos serão marcadas as vistorias e efectuado o respetivo pagamento.

 

Caso não se trate de ramal para uma Construção Legal, por favor, consulte o Manual de Processos Prediais.

Ramal Provisório de Águas Residuais Domésticas (obra)

Antes de solicitar o ramal provisório, consulte o Manual de Processos Prediais.

Para solicitar um ramal provisório de águas residuais domésticas, deverá deverá dirigir-se a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos), fazendo-se acompanhar dos seguintes elementos:

– Mod02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou requerente);

– Mod.02033 – Pedido de Vistoria – Condições de Ligação das redes públicas às redes prediais, devidamente assinado pelo técnico responsável.

– Cópia da Licença de Construção ou Comunicação Prévia

– Documentos de identificação do proprietário ou do requerente.

Importante: O pagamento para abertura do processo é feito no ato da entrega dos documentos.

Mudança de local de contador

Para solicitar a mudança do local de contador, deverá dirigir-se a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos) e fazer-se acompanhar dos seguintes elementos:

– Mod.02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário);

– Mod.02033 – Pedido de Vistoria – Condições de Ligação das redes públicas às redes prediais, devidamente assinado pelo proprietário.

– Planta de Localização escala 1:1000;

– Croqui com indicação do local para onde se pretende ligar o contador;

– Caderneta Predial;

– Documentos de identificação do proprietário.

Importante: O pagamento do pedido da mudança do local do contador (deslocação + custo mão-de-obra técnico especializado) é feito no ato da entrega dos documentos, sem prejuízo do pagamento de valores adicionais.

Ramal Definitivo Águas Residuais Domésticas

Para solicitar o ramal definitivo de águas residuais domésticas (construções legais), deverá dirigir-se a uma das nossas loja de atendimento presencial (Cascais ou Carcavelos), fazendo-se acompanhar dos seguintes elementos:

– Mod02117 – Requerimento Processos Prediais (devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou requerente);

– Mod.02033 – Pedido de Vistoria – Condições de Ligação das redes públicas às redes prediais, devidamente assinado pelo técnico responsável.

– Cópia da Licença de Construção ou Comunicação Prévia

– Documentos de identificação do proprietário ou do requerente.

Importante: No ato da entrega destes elementos, serão marcadas as vistorias e efetuado o respetivo pagamento.

Caso não se trate de uma construção legal, por favor, consulte o Manual de Processos Prediais.

Qual é a legislação que regula a qualidade da água?

Sobre a legislação que atualmente regula a qualidade da água destinada ao consumo humano:

1. Decreto-Lei nº306/2007, de 27 de agosto:

Em agosto de 2007, esta legislação, veio transpôs para ordem jurídica interna, a Diretiva n.º 98/83/CE do Conselho, de 3 de novembro de 1998, relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano, por necessidade de adaptar a legislação nacional relativa à qualidade da água para consumo humano às obrigações da respetiva diretiva do Conselho Europeu.

Decorridos 10 anos sobre a publicação do Decreto-Lei n.º 306/2007, traduzidos na consolidação do modelo de regulação da qualidade da água em Portugal, puderam constatar-se consequências globalmente positivas para o setor, as quais se materializaram numa evolução muito positiva do indicador «água segura».

Contudo, como a legislação deve sempre refletir o progresso científico e técnico, fazer a sua revisão periódica torna-se assim um processo fundamental.

2. Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro:

Pelo motivo anteriormente apresentado, a 7 de dezembro de 2017, entra em vigor o Decreto-Lei n.º 152/2017, que vem alterar o regime da qualidade da água para consumo humano, transpondo as Diretivas n.os 2013/51/EURATOM e 2015/1787.  A diretiva, em vigor desde 7 de dezembro de 2017, tem por objectivo proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes de qualquer contaminação da água destinada ao consumo humano, assegurando a sua salubridade e limpeza.

Como é que a água é tratada?

Consoante as características das origens de água, são definidos os respetivos sistemas de tratamento que garantam que a água distribuída cumpre com os todos os requisitos legais da qualidade da água para consumo humano.
No entanto, toda a água destinada ao consumo humano deve ser sujeita a um processo de desinfecção.
Os sistemas de tratamento implementados são monitorizados através de um sistema de Telegestão de análises realizadas ao longo de todo o processo.

A Águas de Cascais faz colheitas em casa dos clientes?

Sim. Há 2 situações em que técnicos da Águas de Cascais podem fazer colheitas de água em casa dos clientes:

1. No âmbito do cumprimento do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA): técnicos de colheitas da Águas de Cascais têm de colher água diretamente na torneira do consumidor ao longo de Concelho de Cascais. Estas colheitas não têm agendamento prévio. O contacto com o cliente é feito no local e no momento em que se pretende efectuar a colheita.
Além da água colhida no local, que será posteriormente analisada em laboratório, é feita apenas a determinação de desinfetante residual (cloro).

2. Após comunicação por parte do cliente, e em caso de dúvidas sobre a qualidade da água que lhe é fornecida, caso se aplique, será feito o agendamento de uma deslocação de um técnico de colheitas para recolha de água directamente no local de modo a avaliar a situação e efectuar o devido esclarecimento.

Importante:
A Águas de Cascais não contrata empresas externas para se deslocarem a casa dos seus Clientes e efetuar recolhas de água para análise. Todos os nossos Colaboradores encontram-se devidamente fardados e identificados. O Cliente deve e tem o direito de exigir a identificação do Colaborador da Águas de Cascais.

A qualidade da água em minha casa pode sofrer alterações?

A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores ou reservatórios do prédio, caso existam, podem alterar as características da água, como por exemplo o sabor, o cheiro e a cor.

É por isso essencial assegurar a manutenção e limpeza dos equipamentos que estão em contacto com a água. A utilização de reservatórios requer manutenção e higienização adequadas pois a sua ausência pode originar contaminação microbiológica.

A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor.

A água da torneira precisa de filtros?

A qualidade da água distribuída na rede pública de Cascais, atestada pelo Programa de Controlo da Qualidade da Água, dispensa a utilização de equipamentos de filtração/ purificadores de água.

A água que bebemos não deve ser isenta dos sais minerais e outros compostos existentes naturalmente na sua composição, nas quantidades adequadas ao consumo humano. A utilização de filtros pode, inclusive, ter o efeito inverso já que estes equipamentos podem ainda criar condições para o desenvolvimento de bactérias.

A qualidade da água distribuída pela Águas de Cascais, tem vindo a ser sucessivamente reconhecida pela Entidade Reguladora, através da atribuição do Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano.

 

Em que locais é feito o controlo da qualidade da água?

As colheitas de amostras para o controlo da qualidade da água distribuída são feitas na torneira dos consumidores, ou seja, em escolas, infantários, domicílios, hospitais, cafés ou outros locais públicos.

Anualmente, estes locais são escolhidos aleatoriamente por zona de abastecimento, considerando uma distribuição equitativa temporal e geográfica, permitindo obter uma imagem representativa da qualidade da água ao longo do Concelho de Cascais.

Paralelamente, é também realizado um programa de controlo operacional, que monitoriza a qualidade da água antes da sua distribuição.
No âmbito deste controlo são feitas análises nas origens, nas várias fases de tratamento e nos reservatórios.

Como funciona o Programa de Controlo da Qualidade da Água?

No Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) existem 3 grupos de parâmetros:

Grupo 1 e 2: O Controlo Rotina 1 e Controlo Rotina 2, asseguram a informação regular sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água, bem como a eficácia dos tratamentos aplicados. Pelas suas especificidades, o número de colheitas é feito com maior frequência.

Grupo 3: O Controlo de Inspeção, de menor frequência, mas incluindo um maior grupo de parâmetros, permite verificar o cumprimento dos valores paramétricos, assegurando um controlo mais abrangente da qualidade da água.

Para cada grupo de controlo, a legislação define quantas amostras por ano têm obrigatoriamente de ser colhidas, considerando sempre o volume de água distribuída e o número de habitantes.
As colheitas têm de respeitar uma distribuição equitativa temporal e geográfica, permitindo obter uma imagem representativa da qualidade da água ao longo do Concelho de Cascais. Estas devem ser feitas nas torneiras do consumidor utilizadas para consumo humano, em casas particulares ou locais públicos.
O PCQA é elaborado e submetido anualmente à aprovação da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Como é feito o controlo da qualidade da água?

O controlo da qualidade da água no concelho de Cascais é assegurado por:

1. Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA):

O PCQA monitoriza a qualidade da água diretamente na torneira do consumidor em pontos distribuídos ao longo do Concelho de Cascais, de modo a obter-se uma imagem representativa da qualidade da água distribuída. Este plano é elaborado de acordo com a legislação que estabelece os requisitos da qualidade da água para consumo humano.

2. Plano de Controlo Operacional (PCO):

O PCO monitoriza a qualidade da água nas suas origens: captações de água (furos, albufeira, nascentes) e reservatórios.

Porque é que às vezes a água sai da torneira com coloração amarela?

As alterações de cor na água podem ter diversas causas:

1. Canalizações em ferro:
Com o passar dos anos, as canalizações em ferro desenvolvem fenómenos de corrosão. Assim, a água que entra em contacto com o material das tubagens vai adquirindo uma tonalidade amarela / castanha. O aparecimento de cor pode ser intermitente, intensificando-se após períodos maiores de não utilização da água, ou seja, quando a água fica mais tempo em contacto com a canalização.
É por isso aconselhável que seja feita uma avaliação do estado de conservação das canalizações da rede predial.

2. Intervenções na rede:
Quando há necessidade de intervir na rede de distribuição de água, por exemplo, na sequência de reparações de roturas, é possível que entre alguma terra nas condutas. A entrada de terra é inevitável durante as referidas intervenções, o que faz com que a água saia das torneiras com tonalidade amarela / castanha ou até mesmo barrenta, após os períodos de falta de água.
As características normais da água deverão ser restabelecidas em pouco tempo. Caso tal não ocorra, deverá contactar a Águas de Cascais no sentido de se fazer uma avaliação no local por forma a solucionar o problema.

Porque é que às vezes a água da torneira sai branca?

Por vezes, a água pode aparecer com um aspeto esbranquiçado quando sai da torneira devido ao excesso de ar acumulado. Quando ocorrem intervenções na rede, como por exemplo reparação de roturas, com interrupção no abastecimento de água, é comum que as condutas fiquem com ar.  E é precisamente este ar que confere à água o aspeto branco.

Na realidade não se trata de água com cor, podendo comprovar este facto se colocar a água num copo transparente e verificar, após alguns segundos, que a tonalidade branca desaparece de baixo para cima do copo. Trata-se apenas de uma questão visual, sendo que a água pode ser consumida sem qualquer risco associado.

Passado pouco tempo da ocorrência, a água que sai das torneiras voltará a ter o seu aspeto normal.

Porque é que às vezes a água cheira e/ou sabe a cloro?

O sabor / cheiro a cloro / desinfectante está associado ao processo de desinfeção a que a água destinada ao consumo humano deverá ser sujeita.
Este processo é muito importante, na medida em que o teor de cloro residual resultante deverá ser suficiente para impedir o eventual desenvolvimento de microrganismos em qualquer ponto desde a estação de tratamento até ao consumidor.
A legislação que estabelece os requisitos da qualidade da água para consumo humano, Decreto lei nº 306/2007 de 27 de Agosto, recomenda uma gama de valores para o cloro residual. Assim, o teor de cloro associado ao processo de desinfeção da água é monitorizado em contínuo, de modo a garantir o cumprimento dos valores recomendados e corrigir, de imediato, eventuais desvios.
A monitorização em contínuo minimiza eventuais oscilações no teor de cloro, no entanto, caso ocorram, podem ser facilmente perceptíveis por paladar e /ou olfato. Mediante a sensibilidade do consumidor, o limiar do sabor e/ou cheiro pode mesmo situar-se na gama mais baixa dos valores de cloro que devemos garantir.
A água desinfectada não é impropria para consumo, pelo contrário, ajuda a garantir a sua qualidade.

O que é o pH da água?

O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou basicidade da água.

A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra.

A legislação relativa à água para consumo, estabelece-se como valores aceitáveis, os que estão acima de 6,5 e abaixo de 9.

O que é a dureza da água?

A dureza da água potável resulta da presença natural de sais de cálcio e magnésio, considerando-se “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando estes se apresentam em quantidades menores.
O teor destes sais, de origem natural, deve-se à natureza geológica dos terrenos atravessados pela água antes desta ser captada.
A dureza da água em Cascais não compromete a qualidade da água distribuída para consumo humano.

De onde vem a água distribuída em Cascais?

A água da rede de abastecimento público em Cascais tem dois tipos de origens:

  • Água captada de origens no Concelho
  • Água adquirida à EPAL e aos SMAS de Sintra .

As origens no Concelho de Cascais repartem-se pelas galerias de minas na Malveira da Serra e Vale de Cavalos, pelos furos do Pisão, Atrozela, Pau Gordo, Murches, Cardosas, Quinta da Marinha e pela Albufeira do Rio da Mula.

Área do Cliente – Gestão do contrato no seu computador

Registe-se na Área do Cliente, uma área reservada a todos os  clientes que não gostam de perder tempo em filas de espera ou deslocações desnecessárias, mas que gostam de ter os seus assuntos sempre em dia.

Na Área do Cliente, vai poder gerir todos os aspetos ligados ao seu contrato a partir de sua casa ou de qualquer outro local:

1. Alterar dados do contrato
Número de pessoas que habitam/utilizam o local;

E-mail/ Telefone /Morada para envio de correspondência.

2. Faturas

Consulta de:
Documentos por regularizar;
Referência MB;
Débitos/créditos;
Histórico de consumos;
Estimativa de consumo;
Histórico de pedidos;
Download de faturas (se for aderente da Fatura Eletrónica).

3. Leituras
Comunicação de leitura;
Data comunicação da próxima leitura;
Histórico de leituras.

4. Serviços
Consulta de serviços;
Marcação de serviços: Reparar/substituir torneiras de segurança; Reparar olho de boi; Reparar rotura junto ao contador e Verificar falta de pressão. Importante: Não aplicável na marcação de serviços com cariz de urgência.

 

Também pode interessar:

Se pretender gerir o seu contrato no seu telemóvel, o myAQUA® é uma aplicação gratuita para smartphones que permite ao Cliente consultar e gerir os seus dados, faturas, pagamentos, comunicar as suas leituras e receber alertas de acordo com as suas preferências.

Fazer um Novo Contrato.

Bem-vindo à Águas de Cascais!

Nesta área, vai poder celebrar o seu Novo Contrato de abastecimento de água e drenagem de águas residuais.

Selecione em que qualidade pretende celebrar o seu Novo Contrato: Proprietário, Arrendatário, Condomínio, e leia cuidadosamente quais os elementos que deve apresentar, para tornar este processo mais simples e mais rápido.

Escolha o que melhor lhe convier: Para que a sua vida se torne mais confortável e simples, vai poder também aceder aos vários serviços comerciais que disponibilizamos aos nossos Clientes tais como a adesão à Fatura Eletrónica, pagamento por Débito Direto (SEPA) e Fatura Bimestral.

myAQUA® – Gestão do contrato no seu smartphone

O myAQUA® é uma aplicação gratuita para smartphones que permite ao Cliente consultar e gerir os seus dados, faturas, pagamentos, comunicar as suas leituras e receber alertas de acordo com as suas preferências.

Esta aplicação permite ao Cliente:

– Alterar/atualizar os dados pessoais;

– Comunicar leituras, com validação online;

– Consultar a data da última leitura efetuada pela Empresa e pelo Cliente;

– Receber alertas para comunicar a leitura, podendo personalizar a periodicidade;

– Verificar se existem contas por regularizar (faturas e notas de crédito);

– Aceder às referências de pagamento;

– Aderir ao envio da fatura eletrónica;

– Aderir ao SEPA (Débito Direto);

– Comunicar anomalias. Importante: Não aplicável em situações com cariz de urgência.

Para usufruir destas facilidades, basta aceder à App na sua plataforma móvel (telemóvel ou tablet) e registar-se com o seu n.º de entidade, NIF e e-mail. Se já tem acesso à área de cliente no nosso site, basta utilizar os seus atuais dados de login.

Esta aplicação está disponível para telemóveis com sistema Android (versão 4.0 ou superior), iPhone (versão iOS 7.0 ou superior) e Windows Phone (versão 7.5 ou superior).

 

Também pode interessar: Se pretender gerir o seu contrato no seu computador, registe-se também da Área de Cliente deste site.

Sou proprietário

A Águas de Cascais dispõe de diversos meios para celebrar o seu novo contrato:

No site da Águas de Cascais:
Pode efetuar o seu contrato neste mesmo site. Para tal, basta que preencha o formulário para um Novo Contrato. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, o original do contrato devidamente assinado, anexando a cópia dos restantes documentos. consultar lista de documentos a apresentar). Em alternativa, poderá enviar através do próprio formulário, os documentos necessários, fazendo o upload dos respetivos ficheiros.

Através da Linha de Apoio ao Cliente:
Deverá ter presentes os elementos necessários para celebrar o Contrato no momento do seu contato telefónico. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, o original do contrato devidamente assinado, anexando a cópia dos restantes documentos. consultar lista de documentos a apresentar).

Nas Lojas da Águas de Cascais:
Para celebrar o Contrato numa das Lojas da Águas de Cascais, deverá fazer-se acompanhar de cópias de alguns documentos. Consulte nesta página, a lista dos documentos que deve ter consigo no momento da celebração do seu Novo Contrato.

Sou arrendatário

A Águas de Cascais dispõe de diversos meios para celebrar o seu novo contrato:

No site da Águas de Cascais:
Pode efetuar o seu contrato neste mesmo site. Para tal, basta que preencha o formulário para um Novo Contrato. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, o original do contrato devidamente assinado, anexando a cópia dos restantes documentos. consultar lista de documentos a apresentar). Em alternativa, poderá enviar através do próprio formulário, os documentos necessários, fazendo o upload dos respetivos ficheiros.

Através da Linha de Apoio ao Cliente:
Deverá ter presentes os elementos necessários para celebrar o Contrato no momento do seu contato telefónico. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, o original do contrato devidamente assinado, anexando a cópia dos restantes documentos. consultar lista de documentos a apresentar).

Nas Lojas da Águas de Cascais:
Para celebrar o Contrato numa das Lojas da Águas de Cascais, deverá fazer-se acompanhar de cópias de alguns documentos. Consulte nesta página, a lista dos documentos que deve ter consigo no momento da celebração do seu Novo Contrato.

Condomínios

A Águas de Cascais dispõe de diversos meios para celebrar o seu novo contrato:

No site da Águas de Cascais:
Pode efetuar o seu contrato neste mesmo site. Para tal, basta que preencha o formulário para um Novo Contrato. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, o original do contrato devidamente assinado, anexando a cópia dos restantes documentos. consultar lista de documentos a apresentar). Em alternativa, poderá enviar através do próprio formulário, os documentos necessários, fazendo o upload dos respetivos ficheiros.

Através da Linha de Apoio ao Cliente:
Deverá ter presentes os elementos necessários para celebrar o Contrato no momento do seu contato telefónico. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, o original do contrato devidamente assinado, anexando a cópia dos restantes documentos. consultar lista de documentos a apresentar).

Nas Lojas da Águas de Cascais:
Para celebrar o Contrato numa das Lojas da Águas de Cascais, deverá fazer-se acompanhar de cópias de alguns documentos. Consulte nesta página, a lista dos documentos que deve ter consigo no momento da celebração do seu Novo Contrato.

Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

A Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (vulgarmente designada RAL) abrange a mediação, a conciliação e a arbitragem.
Entidades independentes, com pessoal especializado e de modo imparcial, ajudam o consumidor e a empresa a chegar a uma solução amigável por via da mediação ou da conciliação. Caso esse acordo não seja alcançado pode ainda recorrer-se ao tribunal arbitral, através de um processo simples e rápido.

O que são Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo?

São na sua maioria Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que procedem à resolução de litígios através de procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem, de forma gratuita ou a custos reduzidos. Prestam informação gratuita sobre temas de consumo.

Quais as Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo a que posso recorrer para resolver um litígio relativo ao meu contrato com a Águas de Cascais?

Sem prejuízo do recurso aos tribunais judiciais, nos termos da lei, se não for obtida junto da Águas de Cascais, uma resposta atempada ou fundamentada, ou a mesma não resolver satisfatoriamente a reclamação apresentada, o utilizador pode recorrer às seguintes entidades com competência para a resolução de litígios:

  1. Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR);
  2. Julgado de Paz de Cascais;
  3. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa.

 

Onde estão localizadas?

Estas entidades encontram-se localizadas em diversas zonas de Portugal, estando todo o território nacional abrangido por, pelo menos, uma destas entidades/Centro de Arbitragem.

O novo contrato tem custos?

Um Novo Contrato pode ter custos associados se:
1. O local de consumo tiver a água fechada. Neste caso terá de ser pago o valor para abertura de água.
2. O Local de consumo não tiver um contador instalado. Neste caso terá de ser paga a instalação de um contador.

Importante: Se existirem dívidas associadas ao novo titular, as mesmas terão de ser liquidadas para que o Novo Contrato possa ser celebrado.

A limpeza de fossa tem um custo?

Confirme qual das situações se aplica:

Sou Cliente da Águas de Cascais:

a) Não tem rede de saneamento disponível: Só terá um custo associado ao serviço de limpeza de fossas, a partir do 7.º serviço prestado.

b) Tem rede de saneamento disponível, mas ainda tem fossa, tem um custo associado ao serviço de limpeza de fossas mediante o volume de águas residuais recolhido.

Não sou Cliente Águas de Cascais:

Tem um custo associado ao serviço de limpeza de fossas mediante o volume de águas residuais recolhido.

Em que situações poderei receber um aviso de corte?

Pode receber um aviso de corte nestas situações:

1. Esqueci-me de pagar a fatura. Neste caso, consulte os links “Esqueci-me de pagar a fatura. O que devo fazer?” e “Qual a consequência do incumprimento do pagamento?”

2. Ainda não entreguei os documentos relativos ao meu Contrato. Consulte a lista de documentos que deve apresentar/enviar aquando da celebração de um novo contrato.

3. Ausência do registo de leitura da Águas de Cascais por inacessibilidade ao contador.