Fale connosco

OP Cascais 2019 Sessões públicas arrancam dia 4

De 4 a 25 de maio há 13 sessões públicas de participação para apresentar ideias ao Orçamento Participativo de Cascais. O incentivo para melhorar o espaço público ou a vida dos cidadãos, decidindo diretamente onde aplicar verbas que são de todos, vem dos anteriores proponentes Joana, o Diogo, a Carolina e a Beatriz: “Eu participei e consegui!”

Neste nono ano de OP Cascais, o apelo à participação volta a ser feito na primeira pessoa realçando o elevado grau de satisfação dos participantes (94%) e taxa de execução dos projetos (95%). “São pessoas anónimas que aceitaram dar a cara pelo projeto que apresentaram nas Sessões Públicas de Participação e no qual investiram toda a energia de que dispunham. O resultado não podia ser melhor porque as ideias venceram na fase de votação e agora estão a ser concretizadas!”, explica Joana Balsemão, vereadora da Cidadania na Câmara Municipal de Cascais.

Num universo de 139 ideias vencedoras que representam um investimento de 27,92 milhões de euros, pode mesmo dizer-se que muito mudou em Cascais. Algumas são ideias mais comuns, outras “fora da caixa”. Todas correspondem a projetos que interessam aos munícipes, sendo que a prioridade de concretização é assim definida pelos munícipes (até aqui votaram 333.909 pessoas). Será caso para dizer “É preciso participar para conseguir!”

Quem pode participar?

Todos os cidadãos maiores de 12 anos, residentes no concelho. Este ano a idade de participação nas Sessões Públicas de Participação (SPP) baixou dos 16 para os 12 anos. Assim, os jovens que participaram no OP Jovem nas escolas podem trazer as suas ideias e lutar por elas. “Há mais oportunidades para as concretizar enquanto treinam o debate e a participação”, reforça Joana Balsemão.
As SPP, três por freguesia, mais uma final junto aos Paços do Concelho, decorrem de 4 a 25 de maio. A grande novidade deste ano é a realização de sessões às 14h00 para incentivar à participação por parte de estudantes, seniores e outras pessoas com maior disponibilidade. Basta aparecer e comprovar que reside no concelho.

Quanto tempo?

As sessões duram cerca de duas horas e tem a oportunidade de concretizar uma ideia até 350.000 euros para melhorar o concelho. Em cada sessão podem ser apresentadas ideias para a área da respetiva freguesia. Na última sessão podem ser apresentadas ideias para todo o concelho.

Confira tudo em www.cascaisparticipa.pt

O que mudou?

Idade mínima de participação – passou para 12 anos
N.º de propostas selecionadas por tipologia – Agora metade é para cada uma das tipologias (A e B)
Mais sessões – passam de 9 para 13
Sessões à tarde – novo horário para captar novos participantes

CALENDÁRIO DE SESSÕES PÚBLICAS DE PARTICIPAÇÃO
Cascais Estoril
Escola Secundária São João do Estoril 4 maio | 15h00

Carcavelos-Parede
Escola Secundária Fernando Lopes Graça 7 maio 21h00
Nova School of Business and Economics 8 maio | 14h00

S. Domingos de Rana
Complexo Desportivo São Domingos de Rana 9 maio | 21h00

Cascais-Estoril
Antiga Junta de Freguesia do Estoril 10 maio | 14h00

Alcabideche
Complexo Multisserviços da Câmara Municipal de Cascais 13 maio | 21h00
Escola Superior de Saúde do Alcoitão 14 maio | 14h00

Carcavelos-Parede
Complexo Desportivo dos Lombos 16 maio | 21h00

Cascais-Estoril
Escola Secundária da Cidadela 17 maio | 21h00

S. Domingos de Rana
Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires 21 maio | 21h00
Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde 22 maio | 14h00

Cascais-Estoril
Praça 5 de Outubro 25 maio | 15h00