Mensagem de www.aguasdecascais.pt: Para receber informação sobre eventuais interrupções de abastecimento, actualize os seus contactos aqui.

X

Abastecimento de Água

Sistema de Abastecimento de Água

A água aduzida ao Sistema de Abastecimento da Águas de Cacais tem três tipos de origens:

Água adquirida à EPAL: Representa um volume superior a 88% da totalidade da água aduzida. A água é aduzida ao sistema de abastecimento por uma conduta com entrada pelo Bairro da Mina e apresenta um traçado semelhante ao da auto-estrada, e a partir de Vila Fria.

Captações Próprias (água captada no Concelho): Corresponde atualmente a cerca de 11% do total da água aduzida.

Água adquirida a Sintra: Inferior a 0,2%.

As Captações próprias no Concelho de Cascais repartem-se da seguinte forma:

Galerias de Minas: Malveira da Serra, Vale de Cavalos e Pisão.

Furos: Biscaia, Cardosas, Pisão, Atrozela, Pau Gordo, Quinta da Marinha, Cobre e Murches.

Albufeira: Albufeira do Rio da Mula. 

A Sistema de Abastecimento da Águas de Cascais serve a totalidade do Concelho e tem um comprimento de cerca de 1.376 Km. Para fazer chegar a água às cotas mais elevadas, existem 22 estações elevatórias ou sobrepressoras, onde estão disponíveis, para exploração, 63 grupos de electrobombas. Existem ainda 5 pequenas estações sobrepressoras localizadas na Adroana, Alcoitão, Cabeço de Mouro, B.º 25 de Abril e Trajouce que são usadas para pressurizar a rede de abastecimento de algumas localidades.

A adução é armazenada em 25 reservatórios com uma capacidade global para cerca de 91.000m³ de água. A esta capacidade de reserva, acresce o volume de 400.000 m³ de água armazenada na Albufeira do Rio da Mula. 

  • Qualidade da Água

    A Águas de Cascais distribui, diariamente, cerca de 63 milhões de litros de água com qualidade garantida a todo o Con...

  • Perguntas Frequentes Qualidade Água

    Consulte esta página e encontre as respostas às suas dúvidas mais frequentes sobre a Qualidade da Água que consome....

Loja do Cliente