Perguntas Frequentes

Para poder ler as respostas às suas dúvidas, clique com o cursor em cima das perguntas que lhe interessam.


CONTRATO

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Como posso celebrar um Contrato com a Águas de Cascais?

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Pode efetuar o seu contrato neste mesmo site. Para tal, basta que preencha o formulário para um Novo Contrato. Posteriormente, a Águas de Cascais enviar-lhe-á duas vias do seu Novo Contrato. Deverá devolver-nos, via correio, uma das vias devidamente assinada, anexando a cópia dos restantes documentos (consultar lista de documentos a apresentar). Em alternativa, poderá enviar através do próprio formulário, os documentos necessários, fazendo o upload dos respetivos ficheiros. Para saber mais sobre Contratos e documentos necessários, clique em Contratos.

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Vou mudar de casa. Como é que rescindo o meu contrato?

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Pode pedir a rescisão do seu Contrato através deste mesmo site clicando em Rescisão. Atenção: Para que a Águas de Cascais possa concretizar a rescisão do contrato, é necessário que a Empresa tenha acesso direto ao contador. Na impossibilidade de acesso ao contador do local de consumo, o titular do contrato continuará responsável pelos encargos entretanto decorrentes e o contrato não poderá ser rescindido. 

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Posso recorrer a procedimentos de resolução extrajudicial de litígios?

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Sem prejuízo do recurso aos tribunais judiciais, nos temos da lei, se não for obtida junto da AdC uma resposta atempada ou fundamentada ou a mesma não resolver satisfatoriamente a reclamação apresentada, o Utilizador pode recorrer a entidades com competência para resolução de litígios, designadamente, a ERSAR (www.ersar.pt), o Julgado de Paz de Cascais (www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt) ou o Centro de Arbitragem de Conflitos de Lisboa (www.centroarbitragemlisboa.pt). Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt.

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De quem é a reponsabilidade pela aquisição e dsponibilização dos acessórios necessários à colocação do contador?

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A aquisição e disponibilização do kit de acessórios necessários à colocação inicial do contador ou à sua substituição são da responsabilidade do Cliente por se tratarem de elementos do âmbito predial.

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LEITURAS

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Como é que devo fazer a leitura correta do contador?

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Os contadores de água apresentam dígitos que representam os metros cúbicos e litros de água consumida (1 metro cúbico = 1000 litros). Para comunicar a leitura, são apenas considerados os dígitos que representam os metros cúbicos. A cor preta devem ler-se os metros cúbicos de água consumida. A cor encarnada, os litros. Para saber mais sobre a leitura do contador, clique em Leituras.

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Com que periodicidade e quando devo comunicar a leitura do Contador?

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A leitura deve ser comunicada dentro do prazo indicado no canto superior direito das faturas da Águas de Cascais.

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Porque é que a leitura que comuniquei não foi considerada?

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a) A leitura poderá ter sido comunicada fora do prazo para o efeito indicado no canto superior direito das nossas faturas.

b) Quando existe uma leitura comunicada pelo Cliente e uma leitura obtida pelo colaborador da Águas de Cascais no local, a leitura que será considerada para efeitos de faturação é a do colaborador da Águas de Cascais, na data em que esta foi efetuada.

c) Poderá ter comunicado os algarismos à direita da vírgula que correspondem aos litros. Aquando da comunicação de leituras, deverão ser comunicados apenas os algarismos à esquerda da vírgula, relativos aos m3, e nunca os algarismos à direita, respeitantes aos litros. Veja na página "Leituras", como fazer a correta leitura do seu contador de água.

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Como é que é feito o cálculo das estimativas da fatura?

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De acordo com a alínea a) do Art. 67º do Decreto-Lei 194/2009, de 20 Agosto, o consumo estimado  é calculado (…) em função do consumo médio apurado entre as duas últimas leituras reais efetuadas pela entidade gestora.” Assim, e nos casos em que a leitura do contador não for efetuada por um colaborador desta Empresa, nem comunicada pelo Cliente até à data indicada na fatura, estas são emitidas por estimativa tendo como base de cálculo as duas últimas leituras reais registadas no local pela Águas de Cascais.

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Porque é que a minha fatura apresenta uma leitura real + estimativa?

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Quando a faturação emitida apresenta uma leitura real + estimativa, é resultante do tempo decorrido entre a leitura efetuada pelo colaborador ou comunicada pelo Cliente e o final do período de faturação.

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Como é feita a dedução das estimativas?

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Sempre que for emitida uma fatura com leitura real + estimativa, os valores de consumo de água e respetivas tarifas variáveis apresentados por estimativa serão deduzidos na próxima fatura que for emitida com leitura real, sendo o escalonamento adaptado ao respetivo período de leitura. 

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FATURA

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O que é a Conta Cliente?

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As faturas da Águas de Cascais dispõem de uma “Conta Cliente”. Na Conta Cliente estão refletidos todos os documentos que se encontram por regularizar, possibilitando o pagamento da fatura atual, ou permitindo o acerto de contas/dedução de notas de Crédito. 

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Na minha fatura, o que está refletido na rubrica "Água"?

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Esta rúbrica refere-se ao volume de água consumida, cuja unidade de medida é o metro cúbico (1 metro cúbico = 1.000 litros). A tarifa desta rúbrica apresenta-se sob a forma de escalões, que variam consoante o volume da água consumida e o respetivo período de consumo.

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O que é a "Tarifa de Disponibilidade"?

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A rúbrica "Tarifa de Disponibilidade" diz repeito à manutenção e conservação da rede de abastecimento de água.

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O que é o Saneamento Variável e Fixo?

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A rúbrica Saneamento reflete-se sob a forma de Saneamento Fixo e Saneamento Variável. Saneamento Variável diz respeito ao serviço de drenagem de águas residuais, apresenta-se em percentagem, e incide sobre o valor de água consumida num determinado período. O Saneamento Fixo refere-se à manutenção e conservação da rede de águas residuais.

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O que significa RSU?

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RSU é o acrónimo de Resíduos Sólidos Urbanos. As tarifas RSU podem ser fixas e variáveis. Na fatura, o valor relativo a RSU corresponde a uma receita, que é posteriormente entregue à entidade responsável pela prestação deste serviço (Câmara Municipal de Cascais).

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O que quer dizer TRH Água e TRH Saneamento?

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TRH é o acrónimo de Taxa de Recursos Hidrícos e diz respeito à Água e Saneamento. As TRH, apesar de faturadas via Águas de Cascais, são uma receita da Administração da Região Hidrografica do Tejo (ver mais em ARH Tejo - Taxa de Recursos Hídricos).

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O que quer dizer TCQA?

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TCQA é o acrónimo de Taxa de Controle da Qualidade da Água. Esta taxa, facturada via Águas de Cascais, corresponde a uma receita da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Para saber mais sobre esta taxa, clique em ERSAR - Taxa de Controle da Qualidade da Água.

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Como e onde é que posso pagar a minha fatura?

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A Águas de Cascais tem vários canais através dos quais pode efetuar o pagamento da fatura. O mais simples e seguro é o Débito Direto. Para saber mais informações sobre esta matéria, clique em Faturas e Pagamentos.

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Como posso aderir à Fatura Digital?

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A adesão à fatura Digital pode ser feita no site, através do link Fatura Digital, ou em qualquer loja da Águas de Cascais.

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Como posso aderir ao Débito Direto SEPA?

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A adesão ao pagamento por Débito Direto SEPA pode ser feita do site, através no link Débito Direto ou ainda nas Lojas da Águas de Cascais.

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QUALIDADE DA ÁGUA

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Perguntas Frequentes sobre a Qualidade da Água

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Consulte a lista de perguntas frequentes sobre a qualidade da água, através do link Perguntas Frequentes Qualidade da Água.

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TESTES COM EQUIPAMENTO GERADOR DE FUMOS 

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O que são os testes com equipamento gerador de fumo? 

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Os testes com equipamento gerador de fumo estão integrados no projecto Poluição Zero e contribuem para a redução de águas pluviais/águas de infiltração na rede de águas residuais domésticas. Este programa visa eliminar as contribuições de águas de infiltração e águas pluviais para o sistema de águas residuais domésticas, de forma a minimizar a entrada de caudais em excesso no sistema, nomeadamente em períodos de forte pluviosidade, no sentido de prevenir a ocorrência de inundações, acidentes de viação e/ou problemas ambientais. As inspecções com recurso ao equipamento gerador de fumos são um método eficaz na detecção de deficiências estruturais nas redes, assim como de ligações indevidas na rede de águas residuais domésticas. 

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Como funciona o equipamento gerador de fumos? 

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O equipamento introduz o fumo nos colectores de águas residuais domésticas, sendo possível identificar, à medida que é percorrido o troço de colector, as origens de infiltração, já que o mesmo irá sair através desses orifícios, quer estes se encontrem na via pública (sumidouros, sarjetas, outras ligações indevidas) quer nas redes prediais, caso existam ligações indevidas como algerozes, bueiros, sumidouros, etc. 

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O fumo utilizado nestes testes é perigoso?

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O fumo utilizado nestes testes não é tóxico e não é poluente, não tendo qualquer efeito nefasto para a saúde ou para o ambiente, sendo fabricado propositadamente para este efeito. O fumo não deverá entrar no interior da sua habitação, no entanto caso esta situação ocorra, o mesmo irá desparecer dentro de poucos minutos, bastando para isso ventilar a divisão em que se verifique a entrada do fumo.

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Posso recorrer a procedimentos de resolução extrajudicial de litígios promovidos por uma entidade de resolução alternativa de litígios (RAL)?